Dicas Sobre Cartuchos

Cuidados com o cartucho!

Para dizer porque os cartuchos queimam, primeiro vamos entender como os circuitos funcionam.


Existem dois tipos de cabeças de impressão - as do tipo piezo e as com resistências. O segundo tipo ainda se subdivide em resistências em contato ou não com a tinta.



As cabeças piezo são via de regra das Epson - pequenos cristais, semelhantes aos que existem nos relógios digitais, vibram ao receber corrente. Esta vibração controlada, faz com que a tinta do interior da câmara onde se encontra o cristal seja expelida de encontro ao papel. São chamadas impressões à frio.



As cabeças térmicas possuem pequenas resistências elétricas que, ao receberem corrente, aquecem a tinta a temperaturas da ordem de 400°C, formando instantaneamente bolhas de vapor que expelem a tinta de encontro ao papel.

O tempo de aquecimento, ejeção da tinta e resfriamento, nos cartuchos do tipo 26, são da ordem de 20 milisegundos, sendo menores à medida que a tecnologia aumenta. (hoje falamos em aquecimento e resfriamento da ordem de 12 milisegundos).



Outro fator importante é a própria resistência - feita de silício em sua maioria, estas pequenas notáveis sempre precisam estar em contato com a tinta, seu principal meio de resfriamento. Quando a tinta acaba (ou entope, ou tem partículas sólidas), estas resistências acabam por se superaquecer, vindo até a queimar. - Explicação que podemos facilmente dar quando você, ao levar um cartucho HP 49A original numa loja de recarga ouve o dono dizer que está queimado. Ele simplesmente foi usado literalmente até acabar a tinta. Daí a queima....



À medida que a resistência é solicitada, um desgaste vai ocorrendo. Quanto mais desgastada, menos corrente passa - podemos ter dois extremos - rompimento ou curto-circuito.

Só que se uma certa faixa é ultrapassada, a resistência perde seu poder de aquecimento - Um problema comum visto pela maioria dos recicladores que possuem testadores só de continuidade (ainda falando nos HP 29) - a resistência pode até deixar passar corrente, mas não imprime mais - "Puxa, passou no testador e não imprimiu... a tinta é a culpada" - É o que mais ouço...

As tintas corantes aqui ainda ganham terreno, pois podem trabalhar à temperaturas mais baixas, mascarando o cansaço das resistências.



Falando nos 45 e similares (inclusive os Lexmark mais novos), seus circuitos são diferentes, pois, ao contrário dos tipo 29 (que para cada par de contatos há uma resistência), trabalham com sinais multiplexados - vários comandos embutidos em um único pulso de sinal (como os televisores), ou seja, vários comandos para vários pontos do circuito são enviados a um único par.

Por isso é tão complicado se medir a resistência nestes cartuchos. Para os 45, existem 350 pontos de impressão que podem imprimir com 4 níveis diferentes de tinta, e apenas uns poucos contatos.

Estes sinais são decodificados ao chegarem nos cartuchos (por meio de encoders, ou os pequenos pontos pretos nas mantas de contatos), e gerenciado por um circuito integrado interno à cabeça.



Também, diferente dos antecessores, quando um conjunto queima todo o circuito do cartucho entra em colapso, dando a não-leitura pela impressora, ou instalação incorreta. Já os HP 29, se apenas um ponto queimar, a impressora pode funcionar sem problemas.


Os cartuchos vazios não devem ser armazenados por muito tempo. Faça a recarga o mais rápido possível evitando assim entupimentos.
Quando acabar a tinta do cartucho, coloque-o imediatamente de volta ao invólucro aluminizado original ou clip de proteção quando já tiver sido recarregado ou guarde-o longe de umidade e ou temperaturas elevadas.
Jamais passe fita adesiva (durex) por cima da cabeça de impressão (cartucho de tinta). Além de causar o entupimento da cabeça de impressão, provavelmente no momento da remoção da fita, a cabeça de impressão sairá junto.
Faça a recarga o mais rápido possível. Evite guardá-los vazios por longos períodos.
Jamais guarde cartuchos de tinta dentro de sacos plásticos com ar. 
Não ponha os dedos em cima da parte de cobre (cartucho de tinta). A própria energia eletrostática do corpo já é suficiente para a queima do circuito.
Evite qualquer tipo de queda.



recarga de cartucho é uma sobre vida dada ao cartucho original, que foi feita para ter apenas um ciclo de vida, tanto pode ser uma vida, várias vidas ou até mesmo nenhuma vida. Tudo vai depender do modo como esta sendo utilizado. O cartucho durante o seu ciclo de vida original, ou seja, se ele foi usado corretamente a chance de se terem várias sobre vida serão bem maiores, por outro lado, se ele não foi usado corretamente, as chances serão bem menores.

Como atingir o maior números de recargas:
Jamais imprima no modo econômico, pois força os sistemas encurtando a sua vida uso cartucho.
Verificar se a impressora esta recebendo carga normal, ou seja se o estabilizador não esta sobrecarregado.
Não deixe os cartuchos trabalhar totalmente seco, quando apresentar falha na impressão como ricos ou falta de cor, retire e envie para a recarga, pois funciona como um chuveiro elétrico, se não houver o líquido para resfriar as resistências elétricas, eles queimam por super aquecimento.

Lembrando: somente profissionais  treinados podem fazer uma recarga semelhante a original, pois precisa de máquinas e equipamentos corretos para realização do mesmo. sendo assim
precisou de recarga leve-os a ITAJET PRINTER - Rua Boa Vista, 29
ao lado da padaria pão de mel.